
EUA entram na guerra contra o Irão e bombardeiam três alvos do programa nuclear
Os Estados Unidos da América acabam de entrar formalmente na guerra que opõe Israel e Irão ao bombardearem três alvos ligados ao programa nuclear iraniano, entre os quais as instalações de Fordow, uma fortaleza situada nas profundezas de uma zona de montanha. A informação foi confirmada pelo presidente Donald Trump na rede social Truth Social, garantindo que o ataque-surpresa saiu bem-sucedido depois de terem sido largadas bombas sobre Fordow. Segundo Trump, os aviões norte-americanos já se encontravam a caminho “de casa” e agora “é o tempo da paz”.
Segundo Donald Trump, os bombardeamentos visaram os centros de enriquecimento de urânio de Fordo e Natanz — este último já tinha sido alvo de ataques por parte de Israel nos últimos dias —, bem como um terceiro local nas imediações da cidade histórica de Isfahan
Os Estados Unidos realizaram este sábado ataques aéreos contra três instalações nucleares no Irão, anunciou o Presidente norte-americano Donald Trump através das redes sociais. O Expresso está a acompanhar em direto as informações sobre o ataque, que marca uma escalada significativa na guerra ao envolver diretamente as forças armadas dos EUA no conflito entre Israel e o Irão.
Neste momento, o centro de imprensa da Casa Branca encontra-se em baixo, esperando-se a divulgação de novas informações nas próximas horas.
De acordo com a mesma declaração de Donald Trump, os bombardeamentos visaram os centros de enriquecimento de urânio de Fordo e Natanz — este último já tinha sido alvo de ataques por parte de Israel nos últimos dias —, bem como um terceiro local nas imediações da cidade histórica de Isfahan, onde se acredita estar armazenado urânio enriquecido próximo de grau militar.
As autoridades iranianas haviam permitido recentemente a inspeção deste último local. Segundo dois oficiais iranianos contactados pelo jornal “The New York Times”, os ataques a Fordo and Natanz aconteceram pelas 2h30 locais deste domingo, 23h30 em Portugal Continental.
Trump indicou, através do X, que os aviões regressaram em segurança após largarem uma “carga completa” de explosivos sobre Fordo e que “todas as aeronaves se encontram fora do espaço aéreo iraniano”.
O Irão tem reiterado que o seu programa nuclear tem fins exclusivamente civis. No entanto, Israel considera que o potencial de Teerão para desenvolver uma arma nuclear representa uma ameaça direta à sua segurança nacional.