Tailândia: Igreja batiza mais de 1.500 pessoas no país de maioria budista
Membro da Associação de Igrejas Livres na Tailândia, a AFT Khon Kaen realizou batismo em massa em um rio local.

A Associação de Igrejas Livres na Tailândia (AFT) desempenha um papel significativo na expansão do Evangelho no país de maioria budista, seguido por cerca de 95% da população.
Ela é conhecida por sua abordagem inovadora de plantação de igrejas, que inclui o uso de pequenas congregações em casas e eventos evangelísticos locais.
Esse modelo permite alcançar comunidades que, muitas vezes, estão distantes de igrejas estabelecidas.
Evangelização a céu aberto realizado pela AFT. (Foto: Divulgação/AFT)
A AFT também trabalha em regiões predominantemente budistas, como Phetchabun, onde o movimento começou com líderes locais comprometidos em compartilhar o Evangelho.
A associação também promove discipulado e capacitação de novos crentes, incentivando-os a liderar suas próprias comunidades de fé.
Conhecida por seu trabalho missionário, incluindo batismos em massa, a AFT Khon Kaen realizou o batismo de 1.556 novos crentes em Jesus Cristo apenas naquela província.
O trabalho missionário tem sido realizado por pastores locais, como pastor Somsak, convertido aos 22 anos, quando começou a viver sua fé com oração e estudo bíblico diário.
Homem lendo um livreto intitulado “Oração”. (Foto: Divulgação/AFT)
Como a igreja mais próxima ficava a 50 km, ele organizou cultos em casa, reunindo a família e novos cristãos que ele conduziu à fé.
À medida que o grupo crescia, decidiram construir um espaço maior para reunir os novos membros. Em 1987, o primeiro prédio foi erguido, marcando o início do movimento que mais tarde seria oficializado como Associação de Igrejas Livres em Jesus Cristo (AFT).
Esse trabalho começou com um cristão tailandês que, inspirado pela Bíblia e guiado pelo Espírito Santo, seguia a direção de Jesus.
Liderados pelo pastor Somsak, eles plantaram, até 2005, seis congregações em vilas próximas, envolvendo familiares e conhecidos dos membros.
UTILIZE MEU CÓDIGO NO PLANO CONQUISTA E GANHE DESCONTOS INCRIVÉIS ADQUIRINDO ESSA EXCELENTE MOTO INDIANA
Em 2016, essas seis congregações estavam maduras para plantar novas igrejas, ano em que a AFT adotou uma nova estratégia de evangelismo, promovendo eventos de Natal menores e mais próximos das comunidades, em 17 locais estratégicos.
Ao ar livre
O movimento mantém eventos evangelísticos públicos, usados como triagem para identificar pessoas que Deus está chamando. Esses encontros ocorrem em locais públicos, utilizando tendas e cadeiras, às vezes no pátio de templos locais.
Todos os moradores da vila são chamados para o encontro ao ar livre, onde o Evangelho é pregado.
Os participantes são incentivados a orar diretamente a Jesus sobre dois ou três problemas pessoais. No final, quem desejar uma visita em casa para aprender mais sobre Jesus é convidado a levantar a mão.
Discipulado
Quando alguém demonstra interesse em orar a Jesus, os líderes visitam essa pessoa dentro de 48 horas e convidam parentes próximos para o primeiro de vários cultos domésticos.
Durante esses encontros, uma refeição é preparada, criando um ambiente de comunhão e alegria.
Os encontros domiciliares são fundamentais no trabalho missionário. (Foto: Divulgação/AFT)
Os visitantes são conduzidos em uma oração de fé, seguida por ensinamentos sobre o que significa seguir Jesus, incluindo a entrega completa à sua autoridade como Mestre.
Na segunda semana de visitação, os novos crentes começam a aprender histórias bíblicas, desde a criação, em Gênesis, até a chegada de Cristo, no Novo Testamento.
Essas lições simples estão disponíveis em um livreto com letras grandes, essenciais para ajudar pessoas com visão limitada e para lidar com a iluminação precária das casas.
Durante a terceira e a quarta semanas, as reuniões domiciliares incentivam os participantes a orarem em nome de Jesus e compartilharem como Deus tem respondido às suas orações e tocado seus corações.
O líder reforça as histórias bíblicas, da criação à vinda de Cristo, apresentando uma visão completa do Evangelho.
Na quinta semana, o grupo aprende cânticos simples de adoração em tailandês, como “Seguiremos o caminho de Jesus”. Nas semanas seguintes, o líder desafia o grupo, dizendo:
“Lembrem-se de que a humanidade pecou e ficou separada de Deus. O plano de salvação foi que Jesus, Seu Filho, viesse ao mundo como um bebê. Ele cresceu, nos ensinou a sermos bons e morreu pelos nossos pecados e carma negativo. Porém, Ele ressuscitou, e essas promessas são suas, se crerem Nele.”
Proclamar o nome de Jesus
Em vez de explicar de imediato a doutrina da Trindade e usar o termo tailandês genérico para Deus (Prachao), a AFT opta por primeiro proclamar o nome de Jesus como o nome de Deus, a quem as pessoas são incentivadas a orar.
A doutrina da Trindade é apresentada posteriormente, no ensino sistemático das Escrituras. Essa abordagem ajuda a remover distrações e obstáculos no início do contato dos budistas tailandeses com o evangelho e o convite à fé e ao arrependimento.
Além disso, contribui para esclarecer confusões em relação ao conceito bíblico de Deus como Criador, diferenciando-o da ideia budista comum de uma divindade dourada presente em templos locais.
Os líderes da igreja são orientados a preparar os membros para comunicar a ideia de Deus Triuno de forma clara, evitando maior confusão ao evangelizar familiares, amigos e vizinhos dos novos convertidos.